O mercado brasileiro importou uma média anual de mil toneladas de tâmaras nos três últimos anos. Neste ano o volume caiu praticamente pela metade em função da pandemia de covid-19, mas em 2019 as compras foram de 1,1 mil toneladas, em 2018 de 994 toneladas, e em 2017 de 933 toneladas.
Os países árabes são grandes produtores de tâmaras e os principais exportadores da fruta para o Brasil, apesar disso as tâmaras não são um alimento conhecido ou que está na dieta cotidiana dos brasileiros.
Ano atípico
De janeiro a setembro, o Brasil importou 524 toneladas de tâmaras e os fornecedores foram Tunísia e Irã. Julia conta que Emirados devem entrar nessa lista em breve porque ela está trazendo um contêiner do país ao Brasil na próxima semana. No ano passado, as 1,1 mil toneladas de tâmaras importadas pelo mercado brasileiro foram fornecidas por Tunísia, Argélia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Líbano e China, segundo os dados públicos.
A queda neste ano ocorreu por causa da covid. A valorização do dólar diante do real também influenciou pois deixou mais caras as importações.
Fonte:Agência Anba – Anba