Impulsionadas principalmente pelo minério de ferro, as principais commodities produzidas no País podem alavancar as receitas brasileiras com exportações neste ano.
De acordo com um índice de preços da consultoria que engloba as três principais commodities exportadas pelo Brasil, as cotações do minério de ferro, da soja e do petróleo estarão, neste ano, 33% acima do verificado em 2016. Mas na comparação com o ciclo do segmento ocorrido entre 2010 a 2014 os preços ainda estarão 34% abaixo dos registrados em 2011
A cotação do minério de ferro vem batendo máximas históricas, mas os preços do petróleo e da soja, apesar de estarem se recuperando, devem continuar em níveis inferiores aos observados no início da década passada, e tal combinação acabará inviabilizando um novo super ciclo de commodities.
O minério de ferro é a commodity cujo preço mais depende da economia chinesa, e a demanda no país está acelerada com a retomada da indústria. Durante o ano passado, o preço do produto subiu 94,7%. Única commodity das mais importantes exportadas pelo Brasil a ter queda na cotação em 2021, o petróleo também está em situação que pode ser considerada positiva. O preço do barril caiu 22,5% no ano passado, mas teve uma recuperação de 163% desde que atingiu o fundo do poço, ao ser cotado a US$ 19,54 em abril, em pleno lockdown, em decorrência da pandemia.
Fonte:ESTADÃO.COM.BR