O mercado global halal formado por
produtos e servigos que seguem as leis islâmicas,
movimenta mais de US$ 4,88 trilhões nos setores
de alimentos, vestuârio, cosméticos, medicamentos,
entretenimento, turismo e serviços financeiros e
deve crescer 18% nos próximos dois anos,
aIcançando receita da ordem
de US$ 5,74 trilhões. A afirmação foi feita hoje
pelo presidente da Câmara de Comércio Árabe-
Brasileira, embaixador Osmar Chohfi, ao abrir o
seminârio Global Halal Brazil-Business Forum,
realizado pela entidade, em parceria com a certificadora Fambras Halal.
Segundo ele, esse mercado é considerado um segmento produtivo e comercial em
constante expansão em todo o mundo e compreende nada menos que 1,9 bilhao da
população muçulmana presente nos 57 países da Organização para cooperação Islâmica
(OCI), além de outros paises como França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.
” Esses numero são a medida da importancia e da força do mercado de
consumo arabe-mulçumano, que vai continuar crescendo nas proximas
décadas a força do crescimento demografico da população e de investimentos
na chamada economic Halal”, prevé o embaixador Osmar Chohfi.
Ja o presiderrte da Fambras, Mohamed Zoghbi, obsenvou que o Brasil possui
uma industria consolidada no segmento Halal, especiaImente no setor de
proteina animal. No entanto, ele afirma que o potencial de crescimento, mesmo
no setor de alimentos, tern espaço para expandir.
Para se ter ideia, os países islâmicos importam US$190,5 bilhões nos segmentos
Alimentos e bebidas e apenas US$ 14 bilhões correspondendem a produtos de origem brasileira.
Outro porrto destacado pelo presidente Fambras Halal é que a certificação
Halal é hoje reconhecida como um “selo mundial de qualidade” e começa a
ser consumida por o utros setores, como o público vegano. Isto porque todo
o processo produtivo (matéria – prima, abate, embalagem, logística etc.) sâo
saudáveis e nâo trazem quaIquer prejuízo ao consumidor.
Em sua fala, o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, disse que a
âgencia governaventl, que atua para promover as exportaçoes e atrair
investimentos desse sedmento e que as empresas brasileiras podem ampliar
de forma significativa as vendas para países islâmicos.
Já o secretario-geral da união das câmaras Árabes (EAU), Khalad Hanafy,
destacou que os produtos e serviços halal têm sido reconhecidos e
valorisados em todo o mundo. De acordo com Hanafy, o significado do halal
esta muito associado ao certificado de qualidade. “Os proncípios que regem o
halal são baseados na ética. Tudo o que esta na terra tem origem no halal”,
assegura ele.
(*) Com iinformações da Câmara Árabe Brasileira