
O primeiro encontro Mercosul-Japão no âmbito da parceria estratégica assinada em dezembro de 2025 foi realizado em Assunção, paralelamente a uma reunião do grupo de relações externas do Mercosul.
A 27ª Reunião Ordinária do Grupo de Relações Externas (GRELEX) do Mercosul, instância fundamental para a coordenação da agenda de relações regionais e extra-regionais do bloco, ocorreu nos dias 27 e 28 de janeiro, sob a Presidência Pro Témpore do Paraguai (PPTP), na sede do Ministério das Relações Exteriores daquele país.
O Paraguai apresentou os principais avanços e desafios do Mercosul em matéria de política comercial externa, reafirmando o papel do GRELEX como fórum técnico-político central para o acompanhamento dos acordos vigentes, em negociação e exploratórios. A PPTP destacou a importância de fortalecer uma inserção internacional do Mercosul que seja equilibrada, previsível e atenta às realidades de todos os Estados Partes.
As delegações acolheram favoravelmente a próxima entrada em vigor do Acordo de Livre Comércio Mercosul-Cingapura, prevista para fevereiro no caso do Paraguai e para março no caso do Uruguai.
Da mesma forma, os delegados destacaram a assinatura dos acordos com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) e com a União Europeia, que consolidam o posicionamento internacional do Mercosul e abrem novas oportunidades para a produção e as exportações regionais.
O Paraguai ressaltou a importância de avançar para a rápida conclusão das negociações com os Emirados Árabes Unidos, de continuar impulsionando os processos de negociação em andamento e de explorar outras frentes estratégicas, com vistas a diversificar mercados, fortalecer a competitividade e gerar maiores oportunidades para o desenvolvimento do país no âmbito do Mercosul.
Reunião Mercosul – Japão
À margem da reunião do GRELEX, as delegações do Mercosul, compostas pelos membros desse grupo, realizaram, juntamente com uma delegação do Japão, em 27 de janeiro, a Primeira Reunião do Quadro de Parceria Estratégica entre o Mercosul e o Japão, cuja criação, em 20 de dezembro de 2025, foi amplamente reconhecida e bem recebida pelos líderes de ambas as partes.
O Mercosul e o Japão reafirmaram suas relações amigáveis, baseadas em valores fundamentais compartilhados e em seu compromisso com um sistema multilateral de comércio aberto, transparente e baseado em normas. Reconheceram que são parceiros econômicos de grande importância mútua, com um potencial significativo para aprofundar e diversificar suas relações econômicas.
As delegações trocaram pontos de vista sobre a implementação do Quadro de Parceria Estratégica, lembrando que este tem como objetivo elevar a cooperação a um nível superior a partir de uma perspectiva integral e de longo prazo, baseada no comércio e no investimento, e concordaram em manter um diálogo contínuo e construtivo para que o Quadro de Parceria Estratégica possa ser plenamente operacional.
O Mercosul expressou suas altas expectativas em relação ao lançamento de um processo de negociação de um Acordo de Associação Econômica ou Tratado de Livre Comércio.
A delegação do Japão fez referência a uma ampla gama de áreas para uma possível cooperação com o objetivo de fortalecer as relações, incluindo áreas específicas como comércio e investimento, cadeias de abastecimento, economia digital, fornecimento estável de grãos e transição energética.
O bloco demonstrou interesse em garantir o acesso aos mercados para os produtos agrícolas, juntamente com medidas sanitárias e fitossanitárias transparentes e baseadas na ciência, bem como em promover a cooperação técnica.
As delegações regionais destacaram a importância de conciliar essa cooperação entre o Japão e o Mercosul com as iniciativas existentes a nível nacional.
A segunda reunião do Quadro de Parceria Estratégica está prevista para, o mais tardar, o final de março de 2026.
Fonte: Portal do Mercado Comum do Sul – Mercosul





