Contribuíram para a publicação especialistas brasileiros e portugueses na temática do agronegócio, que apresentam esse setor do Brasil como inovador, produtivo e de baixo impacto ambiental
Em parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa, a ApexBrasil realizou a cerimônia de lançamento da sétima edição do Boletim Agro Sustentável, dia 10 de novembro, na Casa Brasil Bicentenário Lisboa. A publicação veicula artigos curtos de especialistas sobre a sustentabilidade do agro brasileiro e as características do setor no Brasil. O objetivo do Boletim é apresentar o país como fornecedor confiável de importantes produtos agropecuários.
O lançamento do documento chega em um bom momento em Portugal, pois contribui para diversificar as fontes de informação sobre a agropecuária brasileira à disposição do grande público e dá continuidade aos debates do evento AGRITALKS Lisboa, realizado em setembro. A versão digital do Boletim Agro Sustentável está disponível aqui.
Além de contar com uma mensagem de boas-vindas do Embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro, a publicação é composta por autores com vasta experiência na temática do agronegócio, como o Presidente da Embrapa, Celso Moretti, o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Jean Marcel Fernandes, e o Diretor Corporativo de Sustentabilidade da JBS Brasil, Mauricio Bauer. Do lado português, escreve Filipe Ravara, professor da Universidade Católica Portuguesa.
Os artigos abordam diferentes aspectos atinentes ao comércio agrícola bilateral. Destaca-se a ênfase na inovação desenvolvida nesse setor no Brasil, que transformou o país em um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos, com agricultura de alta produtividade e baixa emissão de carbono. Além disso, apresentam-se os benefícios para produtores rurais e consumidores de Brasil e Portugal advindos da ratificação do Acordo Mercosul-União Europeia.
Também constam no Boletim artigos sobre boas práticas que podem contribuir para a agregação de valor às cadeias de produção brasileiras e estimular as trocas com Portugal. Esse é o caso da identificação da origem geográfica dos produtos agrícolas, um sistema português que pode ser um modelo para o Brasil, bem como dos programas de investimento em ações ambientais, como o de resíduos para a geração de energia implementado pela JBS.
A última edição do Boletim havia sido publicada em 2021, e agora foi retomada por ocasião da Casa Brasil Bicentenário, instalada temporariamente em Lisboa, no âmbito das comemorações do Bicentenário da Independência. Para 2023, a previsão é de publicação de duas edições semestrais em 2023.
Fonte: Apex Brasil